Dúvidas frequentes

Depende do plano contratado. Se por exemplo o seu plano for o MD PLUS, você terá direito a toda cobertura do Rol de Procedimentos Odontológicos, que é a exigência mínima da ANS (Agência Nacional de Saúde) como: Restauração (tratamento da cárie), Endodontia (tratamento de canal), Cirurgia (extração de dente, extração do dente do ciso, etc), Periodontia (tratamento da gengiva), Radiologia (radiografias do tratamento), Odontopediatria (tratamento para crianças), Prevenção (limpeza, orientação sobre saúde bucal, etc), dentre outras.

Se o seu plano contratado for o MD MASTER, além das coberturas do MD PLUS, você terá direito aos seguintes procedimento a mais: Documentação Ortodôntica Básica (radiografias e fotos para instalação do aparelho), Remineralização de Esmalte (tratamento para fortalecer dentes que são frágeis em pacientes que tem tendência a cáries como crianças), Bloco em Cerômero (bloco para dente onde foi feito canal e está destruído, será na cor do dente) e Clareamento Endógeno (clareamento de um dente que escureceu por trauma ou tratamento de canal).

Já se seu plano for o MD TOP, você terá toda cobertura do MD PLUS, incluindo Documentação Ortodôntica Básica (radiografias e fotos para instalação do aparelho), Instalação do aparelho ortodôntico fixo metálico básico e Manutenção Mensal.

 Os procedimentos que não possuem cobertura contratual podem ser negociados e pagos diretamente ao seu dentista.

Se a urgência for durante o horário comercial (das 08:00 às 18:00 horas), entre em contato com o seu dentista ou qualquer outro de sua preferência, e verifique sobre a possibilidade de atendimento imediato.Se a urgência for fora do horário comercial, sábados, domingos ou feriados, procure em nosso site ou em seu manual, uma unidade de atendimento 24h que seja credenciado em sua cidade.Lembre-se de levar sempre o cartão do plano e/ou um documento de identificação com foto (RG, CTPS ou CNH).

Sim. O dentista tem a responsabilidade de refazer os tratamentos que não atendam aos padrões mínimos necessários ou não tenham surtido o efeito desejado.

Consulta inicial é o atendimento em consultório dentário, onde o clínico fará uma avaliação para ver a necessidade de tratamento do paciente e podendo também encaminha-lo a um dentista especialista para continuar o tratamento.

A prevenção é a parte mais importante da Odontologia e visa a manutenção da saúde e bem estar da boca e do corpo como um todo. Afinal a saúde começa pela boca!!! Através de ações de prevenção evita-se que problemas bucais de maior gravidade, perda de dentes e até problemas sistêmicos (do corpo) aconteçam. O paciente que visita regularmente o dentista para procedimentos de limpeza, profilaxia e orientações gerais conseguem manter dentes e gengiva saudáveis, além de manterem os tratamentos que foram realizados anteriormente em ótimo estado. Outro benefício em se fazer visitas regulares ao dentista é que o profissional pode também identificar algumas manifestações na boca de doenças do corpo, protegendo a saúde do paciente.

Primeiramente vamos entender o significado da palavra. Endo significa “dentro/interno”, e dontia é “dente”. Portanto, a endodontia visa tratar o dente internamente, curando lesões e doenças da polpa (o nervo) e da raiz do dente. Ou seja, é o famoso tratamento de canal. Normalmente há necessidade de se fazer tratamento endodôntico ou de canal quando a cárie e as bactérias atingem o nervo do dente, causando dor aguda ou abcesso (inchaço com pus). Traumas dentários também podem causar problemas no nervo de dente e consequentemente a necessidade de se fazer canal. O tratamento endodôntico consiste em tratar os canais, removendo nervo e bactérias, com rigorosa limpeza e depois preenchendo-o com obturação em material específico. No mesmo dente podem ter 1, 2 ou 3 ou mais canais. Geralmente os dentes da frente incisivos e caninos tem apenas 1 canal, os dentes laterais ao canino ou pré molares tem 2 canais e os dentes do fundo ou molares tem 3 ou mais canais. O tratamento endodôntico, assim como o retratamento de canal, que consiste em retirar o tratamento anterior e refazer, e ambos são cobertos pelo plano odontológico.

As próteses dentárias visam a substituição dos dentes naturais que foram perdidos. Elas podem ser removíveis (quando podem ser tiradas da boca) ou fixas (que não saem). As próteses são confeccionadas em laboratório dentário através de moldes da região da boca ou dentes feitos pelo dentista. As próteses podem restaurar parte da coroa do dente( bloco) ou toda a coroa do dente, se ainda tiver a raiz. Como também podem recompor espaços em que se perdeu todo o dente. Sendo assim a indicação do tipo de prótese depende de cada caso. Próteses removíveis e próteses fixas mais estéticas, mais resistentes (a exemplo de coroa de porcelana) não tem cobertura no ROL de Procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde). As próteses cobertas no Rol da ANS são: – Coroas e blocos em metal para os dentes do fundo. Apesar de não serem estéticos oferecem eficiência mastigatória, para pacientes que preferem não gastar com coroas estéticas mais resistentes. – Coroas em Resina ou Ceromero para os dentes da frente. Essas são peças estéticas mais com menos resistência que as de porcelana. A cobertura básica serve como garantia para beneficiários que não estão dispostos a investir em peças mais modernas, resistentes e com melhor qualidade.

Sim. Após as consultas, o dentista entregará um formulário (guia odontológica) onde você deverá assinar numa linha ao lado de cada procedimento realizado, atestando assim, que aquele procedimento foi realizado e possibilitando que a Qualidonto remunere o dentista pelo tratamento. ATENÇÃO: NUNCA ASSINE QUALQUER FORMULÁRIO EM BRANCO. EM CASO DE DÚVIDA ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Se não estiver satisfeito com os procedimentos realizados, não assine a guia odontológica e entre em contato com a nossa Central de Atendimento para que possamos orientá-lo da melhor forma possível. A Qualidonto preza pela saúde e qualidade dos atendimentos prestados aos nossos beneficiários.

O profissional clínico geral está habilitado a cuidar das principais doença da boca: cárie e gengivite. No tratamento da cárie são realizadas restaurações que podem ser de amálgama (restauração metálica) ou resina fotopolerizavel (restaurações da cor do dente, onde geralmente se coloca uma luz azul para endurecer a mesma). Já no tratamento da gengivite é realizada remoção de tártaro (ou cálculo dentário)e profilaxia (limpeza com jato de bicarbonato ou escovação profissional), bem como orientações do dentista para uma melhor higienização e cuidados com a saúde bucal.

São procedimentos que necessitam de atendimento imediato no consultório odontológico. Depois do atendimento de urgência geralmente haverá necessidade de marcar uma consulta com dentista para continuar o tratamento clínico. Existem algumas cidades que possuem clinicas 24h, para isso, consulte em nosso site (colocar o link)

É a especialidade odontológica que cuida das estruturas de suporte do dente. Ou seja, a parte que envolve o dente. São elas: gengiva, osso e ligamentos que ligam a raiz do dente ao osso. O problema periodontal é normalmente causado pelo tártaro ou cálculo dental, que nada mais é que o endurecimento da placa bacteriana pela deposição de minerais da saliva. Quando não escovamos direito os dentes, deixamos de remover essa placa bacteriana que com o passar do tempo endurece. Esse acúmulo de placa pode provocar irritação na gengiva, fazendo com que ela fique inchada e sangre (gengivite) e se não for cuidada a tempo pode causar migrações dos tecidos gengivais e do osso de suporte até mesmo abcessos na gengiva, fazendo com que os dentes comecem a ter mobilidade (periodontite). O tratamento dessa especialidade consiste principalmente em raspagens para remoção desses tártaros dentais. Essas raspagem podem ser simples (podendo ser realizada por quase todos dentistas) ou mais avançadas (geralmente feitas por especialista).

Essa especialidade envolve desde extrações mais simples realizadas também por dentistas clínicos gerais, como extrações mais especializadas, a de dentes inclusos (dentro do osso ou da gengiva), como alguns sisos. Todas as extrações e cirurgias são cobertas pelo plano, desde que sejam realizadas em consultório. Já as cirurgias que necessitem ser feitas em hospital com anestesia geral não terão cobertura.

Os Rxs são exames de diagnóstico. Eles podem ser intrabucais (radiografias menores periapicais e interproximais) que podem ser feitos em consultório odontológico, e Rxs extrabucais (panorâmicas e tomografias) que são realizadas em clínicas de Radiologia odontológica, assim como a documentação ortodôntica. As radiografias menores e a radiografia panorâmica com finalidade cirúrgica tem cobertura nos planos. A documentação ortodôntica tem cobertura nos planos com ortodontia. A tomografia não está no rol da ANS, não sendo coberta pelos planos.